Testemunho de Giorgios Romanos, pai do jovem grego Nikos Romanos preso político nos cárceres da Troika

 

O dia 31/12 será feita uma jornada pela liberdade dos presos políticos. Será em frente a prisão de Koridallos, nos arredores de Atenas, onde estão presos Nikos Romanos e a maioria dos 52 presos políticos. Antes de dita jornada, como correspondente tive a oportunidade de ver Giorgios Romanos – pai de Nikos – onde me fez conhecer mais sobre esta jornada, suas visões e mensagens por ela. Em primeiro lugar, me clarificou que se trata de uma jornada anual, que alguns familiares estão fazendo, no caso dele desde 2008, quando prenderam Nikos. Assim recebiam o ano novo junto a seus familiares e amigos.
Esta jornada cresceu com os anos. Chegaram a reunir milhares fora da prisão. Isto é importante, diz Giorgios, porque disto que se trata, de lutar pela liberdade de Nikos, de todos os presos políticos da Grécia e de toda Europa e o mundo,
E para isso, diz Giorgios “não temos que cair nas divisões políticas e das teorias, de que um é anarquista, o outro comunista, o outro de esquerda... Porque se organizam somente as coisas dos anarquistas, ou se os esquerdistas não participam, ou cada coletivo ou grupo organiza sua própria agenda, assim se dividem as ações e se deixa de lado que o importante é fazer um forte movimento e unitário pela liberdade dos presos. Aqui não estamos debatendo teorias sobre qual seria a melhor mudança na sociedade. Estamos lutando pela liberdade dos presos políticos, que é superior a todas essas diferenças... e é algo comum a todos.”
Por isso Giorgios opina que “o movimento pela liberdade dos presos políticos no tem que ter bandeira política ou ideologia. Um é comunista, o outro anarquista, os de esquerda têm que se somar... E temos que fazer uma forte campanha e ações internacionais pela liberdade de todos os presos políticos. Tem que funcionar um rede de solidariedade internacional que possa coordenar uma marcha e ações no mesmo dia, em todo o mundo”.
Por isso, este 31/12 deve ser importante, e que se dêem passos adiante para fortalecer esta luta.