28/01/16
DENÚNCIA

A reitoria da Fundação que ontem fechou com um muro de concreto nosso Diretório Acadêmico (D.A) da FAFIL (FACULDADE DE FILOSFIA E LETRAS), hoje rouba todos os materiais e equipamentos do DA e mais de 300 peças de roupa arrecadadas para os refugiados sírios no Brasil

A reitoria da Fundação Santo André, investe mais uma vez contra os estudantes combativos da FAFIL e contra a solidariedade internacionalista da juventude do ABC

Basta de ataques da burguesia à juventude combativa e internacionalista que se solidariza com seus irmãos
sírios que fogem do massacre!


As organizações operárias e estudantis combativas e anti-imperialista devem redobrar nossa solidariedade com os refugiados e a resistência síria!

Na última sexta-feira, 22 de janeiro, a reitora, escolhida pelo prefeito de Santo André Carlos Grana (PT), Leila Modanez do Centro Universitário Fundação Santo André, de acordo à política de todos os governos bolivarianos como o PT que defendem e sustentam o regime do genocida Bashar  e agindo contra o movimento estudantil e sua ação solidária com as massas e os refugiados sírios que chegaram ao Brasil, fugindo do genocídio perpetrado por Bashar Al Assad e dos bombardeios de Rússia e da OTAN, após as massas sírias se levantarem pelo pão e a liberdade, roubou todas as mais de 300 peças de roupas arrecadas no Festival por Síria realizado no dia 7 de novembro de 2015 na quadra da Fundação Santo André, assim como todos os objetos de estudo, de artes, os materiais políticos, de convivência, os móveis, e tudo que havia de utilização dos estudantes e da comunidade, do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães(D.A.H.G)-FAFIL, deixando, literalmente, o espaço vazio. Não é de se estranhar que uma reitora escolhida pelo PT tome tal atitude contra as massas sírias. Desde o governo federal PT-PMDB, Michel Temer (vice-presidente) já discutia a possibilidade de dar asilo ao genocida Bashar, quando as massas combatiam às portas de Damasco em sua ofensiva revolucionária, demostrando seu apoio a esse regime genocida que já matou mais de 400 mil, e impôs com a destruição das cidades e bairros operários com milhares de bombas de barril o refúgio a mais de 10 milhões. Todos os bolivarianos fecharam suas filas para blindar esse regime genocida, Chávez chamou uma mobilização de mais de 50 mil em Caracas em favor de Al Assad, o mesmo com Morales que através de seus sustentadores da burocracia mineira fizeram votar em seus congressos apoio a Khadafy e Al Assad.
Esta Reitoria que ontem, com a desculpa de problemas na fiação elétrica, dito espaço (no mesmo período de férias onde o movimento estudantil se dispersa e as portas da universidade ficam fechadas) foi fechado com um muro de concreto que os estudantes derrubaram e que custou processos e expulsões a dezenas de estudantes. Hoje esse mesmo espaço onde os estudantes se organizam, desenvolvem atividades acadêmicas, políticas, artísticas, culturais etc. foi violado pela reitoria e seus quadros reacionários com a desculpa de que “tinha ratos”, que decidiram “limpar o espaço” (o que demonstra que a burguesia não garante nem as mínimas condições de salubridade no espaço académico), isso depois que os estudantes limpassem o D.A e os membros do Comitê por Síria arrumassem toda a arrecadação e as organizassem em sacos para serem lavadas e entregadas aos refugiados, em sua “limpeza” a reitoria roubou todos os materiais do D.A e a arrecadação do Festival por Síria.
Ontem o muro foi derrubado, mas hoje, fica mais claro do que nunca qual é a política dessa e de outras reitorias, depois de roubarem descaradamente milhões de reais da arrecadação da reitoria como aconteceu com Bermelho (amigo de atual reitoria), depois de aumentar 300% as mensalidades em 4 anos, depois de expulsar e processar a dezenas de estudantes combativos, hoje também impendem a solidariedade com os refugiados, que estão padecendo sob as piores condições, de fome, do frio mortal em verdadeiros campos de concentração na Europa, e ainda de ataques da burguesia, como este que tragicamente temos que denunciar.
Nós do Comitê por Síria, junto ao D.A.H.G Centro Acadêmico de Geografia organizamos o Festival por Síria, e como estudantes da Fundação exigimos a devolução imediata de tudo que foi roubado pela reitoria!
Não admitimos esta ação contra o movimento estudantil, e a solidariedade de classe com as massas sírias e os refugiados, e chamamos a todos os estudantes combativos e trabalhadores a lutar para que reitoria devolva tudo o que roubou de nosso espaço, e a redobrar a solidariedade com os refugiados e o martirizado povo sírio, que hoje sofre com a invasão de 17 exércitos e sob os bombardeios da OTAN, dos genocidas Al Assad e Putin.
Insistimos, este não foi um ataque só ao movimento estudantil e a juventude, e sua luta pelo direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade, ao direito a ter um espaço onde se divertir, desenvolver atividades acadêmicas, políticas, artísticas, culturais etc., foi um ataque à solidariedade internacional de classe dos trabalhadores e dos estudantes combativos. O que a reitoria e os quadros da burguesia fizeram na FAFIL é parte do cerco a revolução síria, e aos refugiados. Isso mesmo aconteceu com os voluntários que vão ajudar os refugiados nas costas da Grécia, provendo ajuda humanitária e atendimento médico, e que o governo da Syriza os encarcerou, pelo único "crime" de se solidarizarem com os refugiados que fogem de um massacre que já dura 5 anos.
Fica claro que onde a burguesia e seus quadros comandam, atacarão qualquer tipo de solidariedade dos explorados. Assim, com provocações e roubo pretendem amedrontar nossa luta e impedir nossa solidariedade ativa. Não podemos permitir!
Temos que enfrentar este ataque ao movimento estudantil e às massas sírias e os refugiados! Somos uma só classe, nossa luta por educação de qualidade e por vida digna, é a mesma luta das massas sírias e dos refugiados! Não permitiremos que impeçam nossa luta por vida digna e nossa solidariedade de classe!
Afinal, por que a reitora roubou uma caixa cheia de roupas dobradas e ensacadas que iriam ser levadas aos refugiados? Por que roubou absolutamente TUDO que havia no espaço do D.A?
Porque se a um burguês não importa o direito a educação pública e de qualidade, pouco lhe importa também o direito dos refugiados sírios a uma vida digna. O ocorrido na Fundação, como a perseguição aos voluntários na Europa demonstram que, onde a burguesia e seus quadros comandam está proibida a solidariedade internacional de classe.
Por isso chamamos a todos que apoiam as massas sírias, que já desenvolveram ações nas ruas de São Paulo contra o cerco de Al Assad a Madaya e Zabadani, e que defendem sua revolução a multiplicar estas ações de solidariedade, com arrecadações de roupas, alimentos, medicamentos; posto que o que foi feito no Festival por Síria é só grão de areia do que deve ser feito para garantir uma vida digna aos refugiados, e para quebrar o cerco às massas sírias e de toda a região para garantir o pão, liberdade e vida digna. Chamamos a ANEL, a APEOSP e ANDES (que está realizando seu Congresso Nacional em Curitiba de 25 a 30/1), etc. a impulsionar esta denúncia, a se posicionarem contra esta reitoria burguesa e a multiplicarmos juntos as ações em solidariedade com os refugiados e as massas sírias.
E assim como chamamos à Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, que em junho de 2015 com 71 sindicatos de 24 países votou todo apoio a revolução síria até a vitória final, chamamos também a que as organizações operárias e estudantis combativas e anti-imperialistas redobremos a arrecadação de roupas, alimentos, mantimentos, apetrechos, medicamentos, fundos, e a organização de voluntários para acolher os refugiados e combater junto a resistência.
Desde aí, temos que forjar a solidariedade ativa da classe operária e da juventude combativa, através de todas suas organizações de luta, e EXIGIR do governo brasileiro que faça chegar em contêineres e em comboios solidários, como ontem foi com Palestina, para que hoje todas as doações arrecadas pelos trabalhadores e a juventude cheguem nas mãos dos explorados sírios e dos refugiados!


DEVOLUÇÃO IMEDIATA DE CADA OBJETO E PEÇA DE ROUPA ROUBADA PELA REITORIA!
MULTIPLIQUEMOS POR MIL AS AÇÕES EM SOLIDARIEDADE COM OS REFUGIADOS, A REVOLUÇÃO SÍRIA, E DE TODA REGIÃO!
VIVA A SOLIDARIEDADE INTERNACIONALISTA DA CLASSE OPERÁRIA E DA JUVENTUDE COMBATIVA!!